Como utilizar a calculadora
Para todos os doentes novos e existentes, pode introduzir os seus dados pré-operatórios e utilizar a calculadora para calcular as potências e o comprimento recomendados da lente. Para iniciar a utilização da calculadora:
Clique no botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios).
Se criou um novo doente no sistema, depois de clicar em Save (Guardar) na secção de introdução das informações do doente, será automaticamente direcionado para a página da calculadora se estiver selecionado um cirurgião para o doente. Caso contrário, o botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios) pode ser acedido na página Detalhes do Doente ou no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente.
Depois de clicar no botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios), o ecrã da calculadora é apresentado com os campos de dados pré-operatórios e um diagrama visual de cada olho.

Selecione o olho para o qual devem ser inseridos os dados pré-operatórios.
Nota: Pode introduzir dados para cada olho alternadamente clicando no botão EDIT OD (EDITAR OD) ou EDIT OS (EDITAR OE) ou em qualquer metade do ecrã correspondente a cada olho.

Clique no botão EXPAND (REVELAR) para ver as opções de refração. Em seguida, clique no botão de opção para selecionar a refração pretendida, Manifest (Evidente) ou CL-Over Refraction (Sobrerrefração da Lente de Contacto).

Clique no botão COLLAPSE (COLAPSAR) para sair da seleção da refração.

Introduza os dados de refração e biometria do doente.
Observações:
- Os dados pré-operatórios podem ser introduzidos para todos os tipos de refração, mas apenas um pode ser aplicado para o cálculo.
- À medida que introduz dados nos campos, aparecem mensagens instantâneas para o orientar durante a introdução de dados. Também pode consultar o gráfico de Valores Válidos de Dados Pré-Operatórios abaixo para ver o intervalo válido para cada campo.
- Os botões Reset OD (Redefinir OD) e Reset OS (Redefinir OE) estão disponíveis se necessitar de fazer alterações aos dados pré-operatórios que introduziu. Lembre-se de que isto apagará todos os dados pré-operatórios introduzidos para o olho a operar.

Selecione o tipo de lente para calcular, ICL ou Toric (Tórica).
Nota: Se estiver a calcular apenas para um olho, pode clicar no botão de alternar Monocular. Os cirurgiões com certificação EDOF também terão um botão de alternar EDOF disponível aqui.

Siga os mesmos passos acima se efetuar o cálculo para o outro olho.

Clique no botão Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios) para guardar os dados pré-operatórios do doente.

Clique no botão Calculate (Calcular) para efetuar o cálculo da lente.

Após o cálculo, o ecrã de seleção da lente-alvo irá aparecer com as potências recomendadas para a lente, o comprimento e a refração pós-operatória esperada.

Lentes indisponíveis
Uma mensagem no ecrã de seleção da lente-alvo indicará quando nenhuma lente estiver disponível para o erro refrativo do doente. Podem aparecer as seguintes mensagens:
- Atualmente, a STAAR não fabrica uma lente que corrija o erro de refração do seu doente. Reveja e selecione uma lente tórica.
- Atualmente, a STAAR não tem uma lente disponível para corrigir completamente o erro de refração do seu doente. Percorra a janela de visualização para ver as lentes disponíveis e os resultados de refração previstos correspondentes.
- Atualmente, a STAAR não fabrica uma lente que corrija completamente o erro de refração do seu doente. Percorra a janela de visualização para ver os resultados de refração previstos para as lentes que a STAAR fabrica atualmente.
Exemplo: Quando a STAAR não fabricar uma lente que corrija completamente o erro de refração do seu doente.

Valores válidos de dados pré-operatórios
| BVD | 4,00 mm a 17,00 mm |
| Esfera | -30,00 D a +30,00 D |
| Cilindro | -10,00 D a +10,00 D |
| Eixo | 0 a 180 graus |
| Potência Ceratométrica (K1) | 30,00 D a 60,00 D |
| Eixo do K1 | 0 a 180 graus |
| Potência Ceratométrica (K2) | 30,00 D a 60,00 D |
| Eixo do K2 | 0 a 180 graus |
| Profundidade da Câmara Anterior | 2,80 mm a 4,50 mm |
| Espessura da Córnea (CCT) | 10 μm a 900 μm |
| Branco-Branco | 10,00 mm a 13,50 mm |
| Esfera da L.C. | -20,00 D a +20,00 D |
Tenha em atenção:
- Os eixos do K1 e K2 devem estar afastados 90 graus
- A medição da CCT está agora em micrómetros; anteriormente, estava em milímetros
Mensagens de Erro e de Alerta
À medida que introduz dados, os guarda e calcula no ecrã de dados pré-operatório, poderá deparar-se com mensagens de erro e de alerta.
O seguinte erro pode ocorrer ao utilizar a calculadora:
- Para campos de dados em falta, o campo é destacado a vermelho.
- Para entradas de dados inválidos e quando o K1 e K2 não estão a 90 graus de distância, o campo de dados é realçado a vermelho, com uma mensagem de erro instantânea a vermelho.
Exemplo: Quando os dados introduzidos para o eixo do K1 e o eixo do K2 não estão a 90 graus de distância e quando existem campos de dados em falta para o olho direito.

Podem surgir mensagens de alerta amarelas quando a calculadora reconhece as seguintes ocorrências:
- Para confirmar a utilização de um tipo de refração para cálculos relativos ao OD e ao OE.
- Para confirmar a utilização de um tipo de refração para cálculos relativos ao OD ou ao OE.
- Selecionou uma Sobrerrefração da Lente de Contacto com a Esfera da Lente de Contacto definida como 0 D para o OS e o OD.
- Selecionou uma Sobrerrefração da Lente de Contacto com a Esfera da Lente de Contacto definida como 0 D.
- Desconhece-se o impacto nos resultados quando os doentes são tratados com magnitudes de cilindro refrativo superiores a 0,75 D (juntamente com os métodos de redução/correção associados).
- Mudar para Monocular para o OD ou OE
- Selecionou uma ICL esférica para o olho deste doente, que apresenta um determinado nível de astigmatismo. Confirme a opção adequada para este olho (ICL ou TICL).
- O cilindro refrativo e o cilindro corneano não coincidem.
Exemplo: Depois de clicar no botão Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios), aparece uma mensagem de alerta amarela para indicar que o cilindro do OE e o cilindro corneano não coincidem. Para voltar a verificar os valores na página de dados pré-operatórios, clique no botão Cancel (Cancelar) ou, para avançar, clique no botão Continue (Continuar).

Tem dificuldade em aceder à calculadora?
Se não conseguir aceder à calculadora porque o botão +Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios) não pode ser clicado, certifique-se de que o seu doente está atribuído a um cirurgião ativo. Não é possível introduzir dados pré-operatórios relativos a um doente se nenhum cirurgião estiver atribuído ou se o cirurgião selecionado estiver inativo.
Nota: Os cirurgiões inativos terão um * junto ao seu nome.
Para editar a informação de um doente, consulte Como editar os detalhes do doente.
Como selecionar uma lente-alvo
Após efetuar um cálculo, aparece o ecrã de seleção da lente-alvo com as potências de lente recomendadas, o comprimento da lente-alvo e a refração pós-operatória esperada.

Para selecionar a lente-alvo pretendida:
Clique na lente-alvo pretendida da lista.
Nota: A lente-alvo selecionada é realçada a azul.

Para lentes tóricas, também tem a opção de alterar a potência cilíndrica. Confirme ou clique no botão de lista pendente Cylinder Power (Potência Cilíndrica) para selecionar uma potência do cilindro diferente.

É selecionado automaticamente um comprimento de lente-alvo recomendado, mas tem a opção de alterar a seleção. Se pretender alterar o comprimento da lente alvo, clique no botão de alternar Different Length Selected (Distância Focal Diferente Selecionada) e selecione o comprimento pretendido a partir das opções do menu pendente.

Para guardar a sua seleção de lente-alvo, clique em Save (Guardar).

Siga os mesmos passos acima, se aplicável, para o outro olho.

A lente-alvo selecionada é guardada e o botão Inventory Lookup (Consulta de Inventário) é apresentado onde poderá ver as lentes disponíveis no inventário. Se notar que existem valores incorretos nos dados pré-operatórios introduzidos, pode sempre regressar ao ecrã de introdução de dados pré-operatórios e fazer as alterações necessárias clicando no botão Cancel (Cancelar).
Como aceder aos dados/cálculos pré-operatórios guardados
Para aceder facilmente aos dados e cálculos pré-operatórios guardados de um doente:
Clique num Patient ID (ID do Doente).
Nota: O ID do Doente está acessível nos separadores Patients (Doentes), Dashboard (Painel de Controlo) e Reservations (Reservas)

Na secção do lado direito da página de Detalhes do Doente encontram-se os PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP). Para aceder aos dados/cálculos pré-operatórios guardados e aceder ao ecrã da calculadora, clique na data com hiperligação para os dados/cálculos pré-operatórios ou clique no texto a negrito que indica OD Pre-Op Saved (Pré-Operatório Guardado para OD) ou OS Pre-Op Saved (Pré-Operatório Guardado para OE).
Nota: Para doentes com cálculos/dados pré-operatórios importados da nossa plataforma anterior, OCOS, os dados/cálculos pré-operatórios estão marcados com um “OCOS” vermelho ao lado. Estes cálculos estão bloqueados, mas podem ser copiados para um novo conjunto.

O ecrã avança para o ecrã da calculadora com os seus dados/cálculos pré-operatórios guardados.
Como copiar dados pré-operatórios guardados para um novo conjunto
Para duplicar os dados pré-operatórios guardados para um novo conjunto (incluindo dados pré-operatórios importados do OCOS):
Clique no botão Copiar dados pré-op para novo local.
O botão Copiar dados pré-op para novo local está acessível na página Detalhes do Doente ou no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente, na secção PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP).
Quando acedidos através da página de Detalhes do Doente:

Faça eventuais alterações, se necessário, a partir dos dados pré-preenchidos.

Selecione o tipo de lente para a qual pretende Calcular, ICL ou Tórica.

Clique em Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios).

Depois de guardar os dados pré-operatórios, é criado o novo conjunto de dados pré-operatórios que pode ser visualizado na secção PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP) da página de Detalhes do Doente e no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente. A data em cada dado pré-operatório guardado ajudará a indicar quando os dados pré-operatórios foram criados ou quando foram editados mais recentemente.