Como utilizar a calculadora

Para todos os doentes novos e existentes, pode introduzir os seus dados pré-operatórios e utilizar a calculadora para calcular as potências e o comprimento recomendados da lente. Para iniciar a utilização da calculadora:

  1. Clique no botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios).

    Se criou um novo doente no sistema, depois de clicar em Save (Guardar) na secção de introdução das informações do doente, será automaticamente direcionado para a página da calculadora se estiver selecionado um cirurgião para o doente. Caso contrário, o botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios) pode ser acedido na página Detalhes do Doente ou no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente.

    Depois de clicar no botão + Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios), o ecrã da calculadora é apresentado com os campos de dados pré-operatórios e um diagrama visual de cada olho.

    alt_text

  2. Selecione o olho para o qual devem ser inseridos os dados pré-operatórios.

    Nota: Pode introduzir dados para cada olho alternadamente clicando no botão EDIT OD (EDITAR OD) ou EDIT OS (EDITAR OE) ou em qualquer metade do ecrã correspondente a cada olho.

    alt_text

  3. Clique no botão EXPAND (REVELAR) para ver as opções de refração. Em seguida, clique no botão de opção para selecionar a refração pretendida, Manifest (Evidente) ou CL-Over Refraction (Sobrerrefração da Lente de Contacto).

    alt_text

  4. Clique no botão COLLAPSE (COLAPSAR) para sair da seleção da refração.

    alt_text

  5. Introduza os dados de refração e biometria do doente.

    Observações:

    • Os dados pré-operatórios podem ser introduzidos para todos os tipos de refração, mas apenas um pode ser aplicado para o cálculo.
    • À medida que introduz dados nos campos, aparecem mensagens instantâneas para o orientar durante a introdução de dados. Também pode consultar o gráfico de Valores Válidos de Dados Pré-Operatórios abaixo para ver o intervalo válido para cada campo.
    • Os botões Reset OD (Redefinir OD) e Reset OS (Redefinir OE) estão disponíveis se necessitar de fazer alterações aos dados pré-operatórios que introduziu. Lembre-se de que isto apagará todos os dados pré-operatórios introduzidos para o olho a operar.

    alt_text

  6. Selecione o tipo de lente para calcular, ICL ou Toric (Tórica).

    Nota: Se estiver a calcular apenas para um olho, pode clicar no botão de alternar Monocular. Os cirurgiões com certificação EDOF também terão um botão de alternar EDOF disponível aqui.

    alt_text

  7. Siga os mesmos passos acima se efetuar o cálculo para o outro olho.

    alt_text

  8. Clique no botão Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios) para guardar os dados pré-operatórios do doente.

    alt_text

  9. Clique no botão Calculate (Calcular) para efetuar o cálculo da lente.

    alt_text

    Após o cálculo, o ecrã de seleção da lente-alvo irá aparecer com as potências recomendadas para a lente, o comprimento e a refração pós-operatória esperada.

    alt_text

Lentes indisponíveis

Uma mensagem no ecrã de seleção da lente-alvo indicará quando nenhuma lente estiver disponível para o erro refrativo do doente. Podem aparecer as seguintes mensagens:

  • Atualmente, a STAAR não fabrica uma lente que corrija o erro de refração do seu doente. Reveja e selecione uma lente tórica.
  • Atualmente, a STAAR não tem uma lente disponível para corrigir completamente o erro de refração do seu doente. Percorra a janela de visualização para ver as lentes disponíveis e os resultados de refração previstos correspondentes.
  • Atualmente, a STAAR não fabrica uma lente que corrija completamente o erro de refração do seu doente. Percorra a janela de visualização para ver os resultados de refração previstos para as lentes que a STAAR fabrica atualmente.

Exemplo: Quando a STAAR não fabricar uma lente que corrija completamente o erro de refração do seu doente.

alt_text

Valores válidos de dados pré-operatórios

BVD4,00 mm a 17,00 mm
Esfera-30,00 D a +30,00 D
Cilindro-10,00 D a +10,00 D
Eixo0 a 180 graus
Potência Ceratométrica (K1)30,00 D a 60,00 D
Eixo do K10 a 180 graus
Potência Ceratométrica (K2)30,00 D a 60,00 D
Eixo do K20 a 180 graus
Profundidade da Câmara Anterior2,80 mm a 4,50 mm
Espessura da Córnea (CCT)10 μm a 900 μm
Branco-Branco10,00 mm a 13,50 mm
Esfera da L.C.-20,00 D a +20,00 D

Tenha em atenção:

  • Os eixos do K1 e K2 devem estar afastados 90 graus
  • A medição da CCT está agora em micrómetros; anteriormente, estava em milímetros

Mensagens de Erro e de Alerta

À medida que introduz dados, os guarda e calcula no ecrã de dados pré-operatório, poderá deparar-se com mensagens de erro e de alerta.

O seguinte erro pode ocorrer ao utilizar a calculadora:

  • Para campos de dados em falta, o campo é destacado a vermelho.
  • Para entradas de dados inválidos e quando o K1 e K2 não estão a 90 graus de distância, o campo de dados é realçado a vermelho, com uma mensagem de erro instantânea a vermelho.

Exemplo: Quando os dados introduzidos para o eixo do K1 e o eixo do K2 não estão a 90 graus de distância e quando existem campos de dados em falta para o olho direito.

alt_text

Podem surgir mensagens de alerta amarelas quando a calculadora reconhece as seguintes ocorrências:

  • Para confirmar a utilização de um tipo de refração para cálculos relativos ao OD e ao OE.
  • Para confirmar a utilização de um tipo de refração para cálculos relativos ao OD ou ao OE.
  • Selecionou uma Sobrerrefração da Lente de Contacto com a Esfera da Lente de Contacto definida como 0 D para o OS e o OD.
  • Selecionou uma Sobrerrefração da Lente de Contacto com a Esfera da Lente de Contacto definida como 0 D.
  • Desconhece-se o impacto nos resultados quando os doentes são tratados com magnitudes de cilindro refrativo superiores a 0,75 D (juntamente com os métodos de redução/correção associados).
  • Mudar para Monocular para o OD ou OE
  • Selecionou uma ICL esférica para o olho deste doente, que apresenta um determinado nível de astigmatismo. Confirme a opção adequada para este olho (ICL ou TICL).
  • O cilindro refrativo e o cilindro corneano não coincidem.

Exemplo: Depois de clicar no botão Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios), aparece uma mensagem de alerta amarela para indicar que o cilindro do OE e o cilindro corneano não coincidem. Para voltar a verificar os valores na página de dados pré-operatórios, clique no botão Cancel (Cancelar) ou, para avançar, clique no botão Continue (Continuar).

alt_text

Tem dificuldade em aceder à calculadora?

Se não conseguir aceder à calculadora porque o botão +Add pre-op data (Adicionar dados pré-operatórios) não pode ser clicado, certifique-se de que o seu doente está atribuído a um cirurgião ativo. Não é possível introduzir dados pré-operatórios relativos a um doente se nenhum cirurgião estiver atribuído ou se o cirurgião selecionado estiver inativo.

Nota: Os cirurgiões inativos terão um * junto ao seu nome.

Para editar a informação de um doente, consulte Como editar os detalhes do doente.

Como selecionar uma lente-alvo

Após efetuar um cálculo, aparece o ecrã de seleção da lente-alvo com as potências de lente recomendadas, o comprimento da lente-alvo e a refração pós-operatória esperada.

alt_text

Para selecionar a lente-alvo pretendida:

  1. Clique na lente-alvo pretendida da lista.

    Nota: A lente-alvo selecionada é realçada a azul.

    alt_text

  2. Para lentes tóricas, também tem a opção de alterar a potência cilíndrica. Confirme ou clique no botão de lista pendente Cylinder Power (Potência Cilíndrica) para selecionar uma potência do cilindro diferente.

    alt_text

  3. É selecionado automaticamente um comprimento de lente-alvo recomendado, mas tem a opção de alterar a seleção. Se pretender alterar o comprimento da lente alvo, clique no botão de alternar Different Length Selected (Distância Focal Diferente Selecionada) e selecione o comprimento pretendido a partir das opções do menu pendente.

    alt_text

  4. Para guardar a sua seleção de lente-alvo, clique em Save (Guardar).

    alt_text

  5. Siga os mesmos passos acima, se aplicável, para o outro olho.

    alt_text

A lente-alvo selecionada é guardada e o botão Inventory Lookup (Consulta de Inventário) é apresentado onde poderá ver as lentes disponíveis no inventário. Se notar que existem valores incorretos nos dados pré-operatórios introduzidos, pode sempre regressar ao ecrã de introdução de dados pré-operatórios e fazer as alterações necessárias clicando no botão Cancel (Cancelar).

Como aceder aos dados/cálculos pré-operatórios guardados

Para aceder facilmente aos dados e cálculos pré-operatórios guardados de um doente:

  1. Clique num Patient ID (ID do Doente).

    Nota: O ID do Doente está acessível nos separadores Patients (Doentes), Dashboard (Painel de Controlo) e Reservations (Reservas)

    alt_text

  2. Na secção do lado direito da página de Detalhes do Doente encontram-se os PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP). Para aceder aos dados/cálculos pré-operatórios guardados e aceder ao ecrã da calculadora, clique na data com hiperligação para os dados/cálculos pré-operatórios ou clique no texto a negrito que indica OD Pre-Op Saved (Pré-Operatório Guardado para OD) ou OS Pre-Op Saved (Pré-Operatório Guardado para OE).

    Nota: Para doentes com cálculos/dados pré-operatórios importados da nossa plataforma anterior, OCOS, os dados/cálculos pré-operatórios estão marcados com um “OCOS” vermelho ao lado. Estes cálculos estão bloqueados, mas podem ser copiados para um novo conjunto.

    alt_text

O ecrã avança para o ecrã da calculadora com os seus dados/cálculos pré-operatórios guardados.

Como copiar dados pré-operatórios guardados para um novo conjunto

Para duplicar os dados pré-operatórios guardados para um novo conjunto (incluindo dados pré-operatórios importados do OCOS):

  1. Clique no botão Copiar dados pré-op para novo local.

    O botão Copiar dados pré-op para novo local está acessível na página Detalhes do Doente ou no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente, na secção PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP).

    Quando acedidos através da página de Detalhes do Doente:

    alt_text

  2. Faça eventuais alterações, se necessário, a partir dos dados pré-preenchidos.

    alt_text

  3. Selecione o tipo de lente para a qual pretende Calcular, ICL ou Tórica.

    alt_text

  4. Clique em Save Pre-Op Data (Guardar Dados Pré-operatórios).

    alt_text

Depois de guardar os dados pré-operatórios, é criado o novo conjunto de dados pré-operatórios que pode ser visualizado na secção PRE-OP DATA/CALCULATIONS (DADOS/CÁLCULOS PRÉ-OP) da página de Detalhes do Doente e no painel de Pré-visualização dos Detalhes do Doente. A data em cada dado pré-operatório guardado ajudará a indicar quando os dados pré-operatórios foram criados ou quando foram editados mais recentemente.